sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Teorias em Marketing; Evolução do pensamento de marketing

Autor de Referência: BARTELS, Robert
Objetivo
Contextualização histórica da evolução do pensamento do marketing sob perspectivas que ultrapassam o campo da economia e que criam vínculos com outras ciências tais como a social, psicologia e antropologia. Também revela como o marketing ao longo da história e principalmente com a expansão da economia vem ocupando posições como um conjunto de funções do management e finalmente como meio de estudo do comportamento consumidor.
Contexto
Não há dúvidas de que o surgimento do marketing tenha iniciado pelas relações de trocas de bens e serviços orientados pela economia, contudo, fenômenos de ordem da ciência social e psicologia enfraqueceram o posto da economia a medida que a sociedade evoluía principalmente após a segunda guerra mundial, onde a escassez, palavra de ordem e principio da economia não tinha condições de explicar fenômenos cognitivos dos consumidores.
Pontos Relevantes
Contrastando o princípio da economia, a descoberta do marketing inicia-se não pela escassez, mas pela produção excedente de agricultores e industriais, estágio em que a produção foi o ponto de partida para o desenvolvimento do marketing, no entanto, mais adiante a produção dava lugar ao homem de vendas como sendo o principal ator de funções atribuídas ao marketing, novos conceitos surgiram ampliando ainda mais o escopo do marketing de forma que atualmente seria difícil predizer a limitação do campo de marketing em razão de uma evolução norteada de mudanças e conceitos tão generalistas.
Achei muito interessante quando o autor discorre sobre a importância do crédito na relação de consumo já no início do século, as pessoas antecedem o consumo em razão das oportunidades de financiamento, fenômeno este bastante presente nos dias de hoje – explosão de ofertas dando a impressão de que a economia está em crescimento, o que é uma falácia, pois o custo total da transação chega a ser em média quase o dobro do valor inicial, provocando níveis de endividamento insustentáveis em longo prazo.
A distribuição de produtos passou a ser função central do marketing e condição de integração entre comprador e vendedor, havia a necessidade de classificar produtos quanto aos pontos de vendas, conveniência, e emergência entre outras características, fato este ocorrido em 1912. Conclui-se então, que o mercado já naquela época sinalizava princípios de segmentação e a divergência de comportamentos de consumidores, talvez por isso sejamos encorajados a entender que o grande desafio do marketing continuará sendo o estudo contínuo do comportamento do consumidor, e que suas hipóteses e causalidade são mutáveis e ritmada pela evolução do macro ambiente.
Quanto ao aspecto em reconceituar o marketing, desde 1950 os conceitos predisseram a necessidade de decisões no que se referem a distribuição, preço, promoção, produtos e traz uma correlação muito forte ao management como elemento estruturalista funcional das organizações. Contudo, creio que o desenvolvimento de novos conceitos de marketing não girará em torno apenas ao que já conhecemos há mais de cem anos, a sociedade já dá fortes indícios que para seu bem estar cobrará valores de ordem moral e da ética que deverão estar subjacentes a um novo corpo conceitual de marketing.
Questão
A base conceitual do marketing não estará em constante transição em razão da evolução dos fenômenos sociais e econômicos?

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