sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Teorias em marketing; Conceito e Escopo de Marketing

Autor de referência: HUNT, Shelby D.
Objetivo
Explorar a pesquisa de marketing através do conceito de ciência, da abrangência de seu escopo e definição de métodos. Em seguida, o autor contextualiza dicotomias do marketing em diferentes situações para explicar a controvérsia que há na comunidade acadêmica em conceituar os tipos de analises e métodos da pesquisa de marketing. Creio que o foco central do texto busca entender as diversas fontes de expansão do conhecimento do marketing sob enfoque epistemológico e de como podemos explicar o fenômeno do marketing sob um enfretamento obscuro da causalidade e hipóteses.

Contexto
O marketing ainda não é uma ciência; é uma atividade organizacional que busca ofertar o bem estar em troca da viabilidade econômica e social. A base da sua epistemologia é, inegavelmente, interdisciplinar, pois se pulveriza a outras ciências sem ser ainda uma ciência e, a medida que a sociedade evolui, um diálogo ininterrupto de ciências se intensifica para explicar o fenomenologia da transação.

Pontos Relevantes
Escopo de Marketing; devido a tamanha abrangência de vários temas e a inclusão de entidades não-lucrativas ao escopo de marketing, é inegável que tal fato dificulta em decifrar suas hipóteses centrais. As atividades de marketing objetivam a troca e, portanto, seu escopo deveria conter como elemento central o estudo do comportamento das partes que negociam como ponto de partida da transação e não a relação indireta com diversas áreas de conhecimento.
Marketing como ciência; como entender o fenômeno do marketing como ciência senão temos uma definição de seu escopo? Creio que o fenômeno do marketing só pode explicado através do apoio à psicologia, antropologia, economia e sociologia, pois o próprio marketing não possui luz científica própria, seu corpo teórico possui a forma de um mosaico de teorias não científicas, talvez sua identidade esteja enraizada como estrutura funcionalista para explicar a teoria sistêmica, pois parece ser a aglutinação de variadas ciências que visa como ponto central o estudo comportamental da sociedade e sua evolução.
Método científico único; o contexto do marketing sob perspectiva da justificativa ou descobrimento é complexo, não há linearidade em sua evolução que contribua para um juízo determinista de valores, contudo, creio que sob enfoque do descobrimento ele seja favorecido pelo valor teórico de um determinado tema, enquanto que a justificativa favorece o aspecto prático, o que parece relacionar-se melhor com o marketing.
Não entendi a citação quando o autor se refere que as técnicas da ciência da astronomia estão mais relacionadas ao marketing do que a física.

Questões

1. Quais os vieses da troca em empresas não-lucrativas? Evolução da sociedade?
2. Sob o contexto do método, qual a principal diferença entre o descobrimento e justificativa?
3. Devido a falta de escopo, de um corpo teórico, de hipóteses centrais e leis, o marketing não tem perfil restrito interdisciplinar apoiada a ciências da antropologia, social e econômica?

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