terça-feira, 27 de março de 2007

Dados em Estudos Organizacionais

(Autor de referência: Ralph Stablein)

Os Estudos Organizacionais promovem uma leitura sobre as sociedades, o indivíduo, comportamento organizacional, experiências, culturas, fatos, números etc. sob uma perspectiva em contribuir para um pensamento sistêmico de todo um processo histórico alinhando a um pensamento sobre o futuro dos estudos organizacionais.
Stablein enfatiza fortemente a importância dos Dados em Estudos Organizacionais e os classifica de forma objetiva numa tentativa de explicar a abrangência e sustentação aos construtos idealizados. No entanto, esses dados devem ser originários do propósito e público-alvo. O propósito deve ser específico para cada projeto de pesquisa, ou linha de pesquisa, no entanto, possivelmente pode apresentar mais de um propósito em razão da complexidade e ilimitadas situações em estudos organizacionais. Já o público-alvo possui características fundamentadas pelo tamanho e tipo de aprendizado. O menor deles seria os pesquisadores ativos - aqueles que publicam em jornais, colaboram com a edição de livros e o maior, se não, um dos maiores públicos-alvo são os alunos e trabalhadores em organizações.
Os Dados são representações que mantêm uma correspondência de duas vias entre a realidade empírica e um sistema simbólico e se conectam a intenção do pesquisador com o público-alvo de forma que a interpretação desses dados passa a ser um veículo de caráter peremptório de atingir os propósitos.
Observa-se que em estudos organizacionais existem diferenças em cultura, ética moral, história intelectual, disciplina acadêmica etc. têm criado diferentes comunidades de acadêmicos organizacionais que produzem diferentes tipos de dados;
Dados de Survey; levantamento de dados através de pesquisas, questionamentos para se estabelecer relações causais entre construtos.
Dados Experimentais; a experimentação era uma forma freqüente e útil de geração de dados organizacionais. A realidade empírica daquele que faz experimentos em pesquisa organizacional é muito semelhante ao do usuário de survey.
Etnodados; segundo autor é uma pretensão de ser amplo suficiente para abranger uma variedade de práticas de pesquisa e tradições que objetivam produzir dados que representem experiências vividas pelos mesmo participantes dessas pesquisas.
Dados de estudo de caso; existem três tipos de dados de estudo de caso. O primeiro é etnocaso, gerador de teorias ou casos exemplares. O segundo tipo está voltado para proposições teóricas generalizáveis e o caso exemplar é o terceiro tipo de dados de caso o mais influente nos estudos organizacionais porque eles são normalmente apresentados a participantes organizacionais e estudantes.
Dados secundários; são dados interpretados por um pesquisador de organizações que foram originariamente coletados para outro propósito.
Texto com dados; o texto é um dado que representa e constitui-se de múltiplas realidades, são considerados significativos e influentes na formação de nosso conhecimento e conseqüente opinião que propiciará o fundamento confortável ou não da realidade empírica.

Considerações do aluno
Em nenhum momento do texto o autor se refere ao principio originário de dados em estudos organizacionais. Todo dado de estudos organizacionais nasce problematização de um fato já existente a ser apurado cuja finalidade não é apresentar respostas intuitivas, mas sim fornecer subsídios para uma contemplação sistêmica sobre as perspectivas futuras dos estudos organizacionais.
O que sugiro inicialmente, é que contextualizemos nossas dúvidas e fatos sob o crivo da epistemologia para que se possa direcionar um tipo dado que se deseja ter para corroborar os construtos. Por exemplo, o comportamento organizacional pode ser decisivo em vantagem competitiva organizacional? (problematização). Que tipos de dados são esperados para dar fundamento aos construtos do pesquisador em estudos organizacionais?
Entendo que os dados em estudos organizacionais estabelecem uma relação entre sujeito e objeto de estudo onde através do simbolismo se faz observações, experimentações e verificabilidade, ou seja, se constrói conjecturas para corroboração ou não de hipóteses.

Exemplificando:

Sujeito; pesquisador, formação de construtos.
Objeto de estudo; estudos organizacionais
Simbolismo; todos os tipos de dados, referência teórica, ciência, empirismo etc..


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