terça-feira, 13 de março de 2007

A institucionalização das Instituições

(Autores de referência: Pámela S. Tobert e Lynne G. Zycker)
O surgimento da teoria Institucional se deu por volta do início dos anos 40 até meados dos anos 60 com ênfase na independência das organizações em relação ao ambiente, já no início dos anos 70 havia uma superficial interdependência técnica das organizações e seus ambientes que resultou nos anos seguintes total interdependência social e cultural das organizações e seus ambientes.
A teoria institucional ocupa-se de estudar como mitos e rituais são gerados e institucionalizados, através de processos racionais em estruturas sociais (Santos, 1999). A teoria Institucional é fortemente influenciada por teoria dos sistemas e teoria da dependência de recursos – organizações que constroem estruturas formais como gestos simbólicos de conformação com política governamental são menos sujeitas a provocar protestos de classes e, muito provavelmente assegurarão mais recursos governamentais.
Estudos pioneiros realizados por Merton (1948) afirmavam que quando as organizações eram estudas pelos sociólogos, era por mera casualidade ou lateralidade (a organização não era a unidade de análise das pesquisas, mas sim uma coadjuvante)
O conceito de isomorfismo organizacional veio explicar o processo do qual uma unidade é forçada a assemelhar-se às outras unidades imersas nas mesmas condições ambientais (Santos, 1999). O isomorfismo organizacional se divide em dois tipos, Competitivo, ou seja, racionalidade de um sistema na busca de mercados, mudanças de nicho e sistema de desempenho e outro Institucional que define três mecanismos de implementação do isomorfismo: coercitivo, mimético e normativo. O coercitivo com ênfase em pressões das organizações entre si e de expectativas da sociedade. O mimético visa reduzir o grau de incerteza, através de cópia de práticas bem sucedidas(benchmarking ?). E finalmente o normativo - refere-se a regulamentações impostas por certas entidades profissionais e governamentais.
A teoria da institucionalização prevê processos determinantes para criação e perpetuação de grupos sociais duradouros. A institucionalização é o processo pelo qual as organizações, estando sujeitas às pressões do ambiente social, transformam-se em sistemas orgânicos, onde os valores passam a moldar as práticas administrativas e a própria estrutura (Selznick). São três os processos de institucionalização, a primeiro a Habitualização, ou seja, no que concerne a geração de novos arranjos estruturais em respostas a problemas organizacionais específicos. O segundo a Objetivação consiste o modelo estrutural já está suficientemente disseminado e terceiro a Sedimentação que envolve a institucionalização total, em outras palavras, processo que se apóia na continuidade histórica da estrutura e na sobrevivência pelas gerações dos membros da organização.

Algumas considerações

A teoria da instituição trás à sociedade uma grande interdependência entre organizações e ambientes quase que num processo simbiótico onde a necessidade de mudança e adaptação se fazem necessárias e constantes. Antes da leitura do texto minha percepção sobre algo institucionalizado era simplesmente sobre objetos de estudo e ao apoio social, assim como criações órgãos públicos, ONGS, governo, instituições filantrópicas etc.. Noto que a institucionalização está fundamentada na sua principal característica que a ação social sejam oriundas de setores privados ou públicos. Em razão da insofismável transformação à destruição que nosso planeta vem enfrentando - desmatamento e principalmente o aquecimento global, a institucionalização pode ser uma via de acesso para um entendimento universal de ações a serem implementadas no contexto de conscientização e recuperação do nosso bem estar.

A teoria institucional trouxe algumas contribuições paras organizações e sociedade:
Estrutura formal com base no tamanho e tecnologia
Preocupação das organizações com a observação das estruturas, inter-relações e impactos sociais de suas atividades, e não apenas com a eficiência das mesmas (relativa contemporaneidade com marketing social).

Questões:

É a organização que se adapta ao ambiente ou vice versa?
No Brasil quais são as principais instituições e qual sua relevância para a sociedade?

Nenhum comentário: