segunda-feira, 11 de junho de 2007

Tomada de Decisão na Organização

Autores de referência: Susan J. Miller, David J. Hickson e C. Wilson
Creio que os autores se preocuparam em muito contextualizar o processo de tomada decisão através das relações de poder, porém, sem citar lideranças nas organizações o que na minha opinião, discordo totalmente deste posicionamento. Em um mercado cada vez mais globalizado a tomada decisão nas organizações passa ser cada vez mais complexa em razão de inúmeros contextos como a cultura, comportamento cognitivo e conhecimento. Esses contextos são determinantes durante o processo de tomada decisão que justificam o fracasso ou sucesso das organizações, talvez por isso os tomadores de decisões são incapazes de operar em condições de racionalidade perfeita.
A cultura regional, por exemplo, é predominante no processo de tomada de decisão, de um lado, Brasileiros que tomam decisões imediatas e não dispõe de tempo para esperar pelo futuro, do outro, Ingleses que tomam decisões num espaço de tempo maior, e se alicerçam do máximo de informações.Como seria processo de toma da decisão da cultura ocidental?

Se fizermos uma recuperação histórica sobre tomada decisão, veremos que desde século 5 a. C em Atenas cidadãos do sexo masculino tomaram decisões pelo voto, num dos primeiros exemplos de autogestão democrática ou 333 a. C. Alexandre o Grande corta com a espada o nó górdio, mostrando como um problema difícil pode ser resolvido com um golpe audaz. No decorrer da história da humanidade percebemos inúmeras contribuições para um mundo novo, foram filósofos da ciência, lideres, matemáticos entre outros que através da tomada de decisão nos propiciaram ver a ciência como um processo contínuo de evolução.
Na minha opinião não dá para falar de tomada decisão sem antes contextualizar a liderança nas organizações. Vimos que o autor correlaciona a tomada decisão com poder, porém, em nenhum momento correlacionou o tema com liderança, fator este preponderante na construção das ações organizacionais. Da mesma forma que o poder está na cúpula da organização, ou seja, em nível institucional é o líder que toma decisões orientado pelas estratégias arquitetadas pela própria cúpula da organização. Liderança, estratégia e tomada de decisão são indissociáveis em ações organizacionais, principalmente no que se refere ao planejamento de cenários a médio e longo prazo.
Outro aspecto importante em tomada de decisão são os níveis de análise; institucional, tático e operacional, orientada também pela natureza e abrangência da estratégia. Nem sempre as decisões são tomadas com base na racionalidade, estudos de Sigmund Freud sobre o inconsciente sugerem que atos e decisões do indivíduo muitas vezes são influenciados por intuições ou causas ocultas da mente.
A cultura organizacional também é muito importante em tomada de decisão, pois nela trafega valores e crenças compartilhadas que estabelecem o referencial em que os membros da organização constroem a realidade, reconhecem uma informação nova e avaliam interpretações e ações alternativas. Acredito que o grande entrave em semear uma decisão nas organizações é de como é feita sua comunicação e de como seus usuários a interpretam e a utilizam em prol da organização, temos um problema de comunicação organizacional em razão das características comportamentais e de conhecimento de cada indivíduo.
Para finalizar, creio que a tomada de decisão será ainda mais complexa, pois em seu contexto vimos várias influências de natureza social, psicológica, econômica entre outras disciplinas. O cerne da tomada de decisão terá uma insofismável reflexão sob enfoque de outras disciplinas, principalmente as ciências humanas, onde o comportamento, bem como cultura organizacional favorecem a uma análise multidisciplinar cada vez mais complexo e desafiador para os lideres organizacionais.

Questões
De que forma a organização poderia melhor fluir a comunicação a todos os seus níveis sobre a tomada de decisão?
A liderança nas organizações pode influenciar a tomada de decisões e de que forma?
Até que ponto a comportamento organizacional é importante no processo de tomada de decisão?

Nenhum comentário: