segunda-feira, 11 de junho de 2007

Escolas de Pensamento na Teoria das Organizações

Há uma grande preocupação por parte dos autores com futuro da escola na teoria organizacional. A crescente geração de conhecimento na teoria organizacional não significa efetivamente que desenvolvemos bem esse conhecimento de como surgiu a estrutura de escolas, creio que os autores propõem que esse conhecimento deva focar processos pelos quais estabeleçam novas escolas como estruturas legítimas na teoria organizacional.
A problemática é criar escolas de pensamento como uma proposta de estrutura teórica integrada por pensadores intelectuais que forneça pontos de vistas distintos sobre as organizações em função de ações empíricas de pesquisa. Além disso, pretende estabelecer fundamentos para uma série de estudos na sociologia das organizações através da pesquisa empírica sobre o fenômeno da escolarização.
Novidade, Continuidade e Escopo são atributos que estabelecem um contexto para o desenvolvimento da teoria da escolarização, quanto mais presentes esses atributos na criação de uma escola na teoria organizacional, maior será a assimilação de seus produtos intelectuais e quanto mais visíveis forem os produtos intelectuais de uma escola, mais ampla será sua disseminação.
A proposta do artigo é promover a conscientização para evolução da estrutura intelectual e sua corrente, quer seja através da continuidade, novidade e escopo pois trata-se de um processo pelo qual a escolarização de pensamento na teoria organizacional evolui na direção da institucionalização caracterizado pelas divergências intelectuais ou pela consolidação de uma onda intelectual.

Creio que o futuro das escolas de pensamento na teoria organizacional deverá incluir disciplinas que ultrapassem o campo sociológico das organizações. A pesquisa empírica já nos fornece indícios que o comportamento organizacional possui perfil multifacetado, em razão da complexidade do ambiente e principalmente da psicodinâmica cognitiva dos indivíduos que constroem e destroem sem determinismo as organizações.
O indivíduo tem papel central na evolução intelectual no processo de estruturação de escolas de pensamento na teoria organizacional, pesquisas empíricas não serão suficientes para que entendamos sua complexidade, será preciso que as escolas produzam construtos através de fenômenos sociais, psicológicos, econômicos e antropológicos, talvez precisaremos beber em fontes ainda desconhecidas da teoria organizacional para conhecermos uma linha de pensamento onde não há linearidade em decifrar o funcionamento das organizações.

Questões:

· Que determinantes no futuro poderiam favorecer o desenvolvimento de escolas na teoria organizacional além das de ordem social?
· A construção de novas metáforas fundamentadas em outras disciplinas que não seja a social poderia nos conduzir para uma reflexão sobre um novo modelo de escolarização em teoria organizacional?

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