quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Teoriazando o Marketing

Texto análise: The concept generic of Marketing - Kotler, P. AMA - 1972

Creio que o objetivo de Kotler é conceituar o marketing de forma plural como proposta para um entendimento das relações de mercado entre os mais diversos grupos de públicos. Há pelo menos três níveis de consciências que propiciam o surgimento do marketing; a primeira é a condição de que haja compradores e vendedores baseado na transação de produto e serviços, a segunda, refere-se a mercados que não vêem o pagamento como uma condição necessária do fenômeno do marketing, e terceira, o marketing se relaciona não somente ao púbico consumidor, mas também a todos os púbicos.
Ainda sob uma visão sistêmica do marketing e que pode ser visto em diversas categorias, há quatro axiomas; primeiro, o marketing envolve duas ou mais partes, segundo, pelo menos uma das partes busca informações especificas relativo ao objeto de negociação, terceiro, o mercado não possui respostas definitivas, e quarto, o marketing cria valores e os oferta ao mercado. Para tanto, o autor ressalta a importância das tarefas de marketing que consiste na análise do comportamento de mercado e análise de produto, ou seja, quais produtos são direcionados ao mercado alvo e como o mercado responde a cada um deles.

Contexto
O marketing está inserido em todo e qualquer processo de transação de valores, cuja finalidade essencial é o enriquecimento de nações, organizações ou pessoas. Pode –se dizer que o marketing é um elemento peremptório na construção de cenários de âmbito social e econômico.

Pontos relevantes
O conceito de marketing sugerido pelo autor é bastante abrangente, contudo, ao mencionar as consciências atribuídas ao marketing, o autor não faz menção de que o marketing inicia-se com a consciência da existência de um problema através de necessidades de uma ou mais parte.
Outra questão interessante, é que muito embora o artigo seja de 1972, ao citar as habilidades organizacionais - há uma preocupação com a motivação, treinamento de pessoal e que hoje poderíamos associá-los ao comportamento organizacional, fator este determinante para o sucesso ou fracasso de organizações.

Questões:

- O que de fato antecede o desejo da transação de valores em marketing?
- Muito embora o autor tenha citado que o marketing transita em empresas também não lucrativas como seria o confronto inevitável de duas lógicas distintas: entre economia e sociedade?
- O marketing apresenta propostas conciliadora, que busca eliminar as divergências entre as duas partes?
- Será que o marketing sempre existiu e não é simplesmente produto de uma nova sociedade?

Nenhum comentário: